Bancos Vermelhos instalados em prédios do Judiciário chamam a atenção pelo fim da violência contra a mulher
No Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, celebrado hoje , três prédios do Poder Judiciário gaúcho ganharam novos símbolos que reforçam a luta. Os bancos vermelhos, que integram campanha nacional de combate ao feminicídio e pelo fim da violência contra meninas e mulheres, foram instalados na entrada dos prédios do Foro Criminal , Foro Cível e do Palácio da Justiça. A iniciativa é da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul , em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça e a Direção do Foro da Comarca de Porto Alegre.
A campanha Banco Vermelho teve origem na Itália, em 2016. No Brasil, foi instituída recentemente pela Lei n° 14.942, de 31/07/24 e consiste na instalação dos assentos em espaços públicos de grande circulação. No Rio Grande do Sul, a ação também marca o início da Semana da Justiça pela Paz em Casa, mutirão nacional realizado de 25 a 29/11 em todo o país, e os 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, que propõe reflexões com a contextualização de suas vulnerabilidades. As duas campanhas são uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça em parceria com os tribunais brasileiros.
Os bancos estão instalados no prédio do Foro Central, na Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, n° 105; no Foro Central II, situado na Rua Manoelito de Ornelas, n° 50, ambos localizados no bairro Praia de Belas; e no Palácio da Justiça, na Praça Marechal Deodoro, n° 55, Centro Histórico de Porto Alegre.
Na cerimônia de lançamento, ocorrida no começo desta tarde, na entrada do Foro Central I, a Coordenadora da CEVID/TJRS, Juíza-Corregedora Taís Culau de Barros, destacou que a iniciativa busca chamar a atenção da população para o tema e também visa mostrar para as mulheres que elas não estão sozinhas nessa luta. Sobre a Semana da Justiça pela Paz em Casa, a Coordenadora da CEVID revelou que, nessa edição, estão pautadas mais de 1.400 audiências, além de júris e ações de conscientização promovidas por magistradas e magistrados na Capital e no Interior do RS.
A Juíza Diretora do Foro da Comarca de Porto Alegre, Gioconda Fianco Pitt, avaliou que "campanhas como essa são muito significativas, pois todos os dias precisamos lembrar desse assunto". E ressaltou a importância da atuação em rede para dar apoio não só às vítimas, mas também aos seus familiares. "Ações como essa precisam de um esforço conjunto. Precisamos da integração da sociedade".
Titular do 1º Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Porto Alegre, a Juíza Madgéli Frantz Machado convidou para o evento as mulheres que fazem parte do Projeto Borboleta . Muitas delas usavam a cor vermelha, alusiva à campanha lançada hoje. "No Brasil, quatro mulheres são mortas por dia, por seus parceiros, ex ou por quem era próximo e que deveria estar protegendo-as. O principal motivo ainda é o inconformismo com a separação, por acharem que são donos dessas mulheres", afirmou a magistrada. "Que essa ocupação seja real e que sejamos de fato alguém que vá transformar a vida dessas pessoas", frisou, destacando a importância das vítimas também solicitarem Medidas Protetivas de Urgência para protegerem as suas vidas.
Participaram da cerimônia o Desembargador Marcelo Lemos Dornelles, que representou o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul; o Presidente da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul , Juiz Cristiano Vilhalba Flores; a Secretária-Geral do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres, Denise Argemi; a Presidente do Conselho da Comunidade da Área Prisional, Nilza Figueiredo; as representantes da Defensoria Pública do Estado, Claudia Barros e Cintia Barbosa Pereira; a Diretora da Diretoria Feminina e Inclusão do Sport Club Internacional, Tamarisa Lopes; o representante da Fundação da Escola Superior do Ministério Público, Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica, Frederico Freitas, além de servidoras e servidores.
Veja no perfil do Flickr do TJRS mais fotos do evento.